o futurístico da GM
Chamado EM-V, modelo de 1,5 m e 500 kg trafega automaticamente A General Motors e sua parceira chinesa chamada Shanghai Automotive Industry Corp. revelaram nesta quarta-feira (24) um protótipo conceitual de meio transporte urbano chamado de EN-V (Electric Networked-Vehicle) . Três versões do modelo serão exibidas no estande das empresas dentro do Centro de Exposições Mundial 2010 que ocorrerá em Shangai, entre 1º de maio e 31 de outubro. As três opções do veículo de dois lugares a serem exibidas serão chamadas de Jiao (orgulho), Miao (mágica) e Xiao (risada) e todas contarão com um motor elétrico em cada roda, além de possuírem capacidade de trafegar mais de 40 km com uma recarga. As baterias, que são de íons de lítio, podem ser recarregadas em qualquer tomada convencional.
“O EM-V reinventa o automóvel ao criar um novo DNA de veículo que converge eletricidade e conectividade. Ele promove uma solução ideal para mobilidade urbana e possui a capacidade de circular livre de petróleo e emissões de poluentes, livre de congestionamentos e acidentes e mais divertido e fashion que nunca”, disse o presidente e diretor de gerência da GM Chinesa, Kaven Wale. Uma das vantagem do projeto é que o modelo pesa 500 kg e possui 1,5 m de comprimento, valores 3 vezes inferiores a um modelo convencional, informou a GM. As medidas auxiliam na diminuição do tráfego e na maior disponibilidade de vagas nas ruas.
A maior novidade do protótipo, entretanto, se encontra na sua capacidade de trafegar automaticamente – sem a ação do motorista. A façanha se faz pelo uso de GPS (sensor de posicionamento global), que recebe as coordenadas de onde os passageiros desejam ir e sensores de distância, que ajustam a proximidade de outros veículos. O modelo também conta com um sistema de câmeras que detecta possíveis obstáculos e variações na superfície em que trafega, de moto a se programar e tomar ações que possam evitar acidentes. Para facilitar a automação do EN-V todos os seus controles como acelerador e freios são drive-by-wire (sem cabos).