gol g3

04/07/2011 04:17

 

Terceira Geração / Primeira Reestilização da Segunda Geração

Terceira Geração
Gol G3 2003
Nome(s)
alternativo(s)
Gol G3
Construtor Volkswagen
Produção 2000 — 2005
Tipo de Carroçaria 5 portas hatchback
5 portas station wagon
2 portas pick-up
Informações Técnicas
Outros modelos
Modelos relacionados Volkswagen Voyage
Volkswagen Parati
Cronologia
Último
Último
Gol 1ª geração
Gol 3ª geração
Próximo
Próximo

Com profundas mudanças estéticas, a primeira reestilização do Gol recebeu o nome comercial de Geração III e começou a ser vendido em 1999 como modelo 2000. Mudanças visuais foram feitas em sua dianteira, traseira e interior, além de um novo jogo de rodas e calotas. No mais, a estrutura básica do veículo continuou a mesma, continuando a ser um Gol Geração II. [6]

Foi lançado nas versões duas e quatro portas e foi abolida as nomenclaturas como CL, GL, etc, e optou-se pelo lançamento de pacotes de opcionais (Básico, Luxo, Conforto e Estilo) encontrados em qualquer motorização. Logo, poderia-se encontrar um modelo 1.0 8V mais equipado do que uma versão 1.8, por exemplo.[6]

As versões de motorização disponíveis eram a anémica 1.0 com 8 válvulas, ou 16 válvulas, 1.6 a gasolina e posteriormente, 1.6 a álcool, 1.8 e 2.0 8 ou 16 válvulas.[6]


2001

Foi Lançada a versão 1.0 Turbo, com 112 cv de potência e que atingia até 170 km/h. A Força do turbo se fazia presente a partir das 2900 rpm e com um torque de 15,8kgfm.


2002

A linha Gol sofre pequeníssimas alterações: Por fora o Gol ganha apenas novos para-choques e nova grade, e seus derivados,Parati e Saveiro, passaram pelas mesmas mudanças, além de ganharem novas lanternas traseiras (exceto o Gol) e novas tampas do porta-malas (Parati) e da caçamba (Saveiro).


2003

É lançado o primeiro veículo Flex Fuel (bi-combustível) do Brasil: O Gol Power 1.6 Total Flex, que pode funcionar com álcool, gasolina, ou qualquer mistura destes combustíveis.[7][8]


Séries Especiais


Gol Série Ouro

O veículo base é o Gol 2 / 4 portas, motor 1.0, 16V, ano/modelo 2000. Seus equipamentos remetem ao que há de mais atual, além do diferenciado adesivo comemorativo das Olimpíadas nas laterais. Um estilo arrojado e esportivo.

O seu painel de instrumentos é na cor preta. Sua direção hidráulica é de série e o volante é de 360 mm. Os vidros verdes escurecidos, antena no teto e aerofólio traseiro com brake-light valorizam o seu estilo esportivo.

Possui console central integrado com extensão traseira, porta-copos e porta-objetos


Gol Sport

Apesar do nome e de possuir a motorização 1.0 de 16 válvulas, foi lançado em alusão à Copa do Mundo de 2002. Entre os itens de série estão o CD Player, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, aerofólio na cor do veículo com brake-light, vidros escurecidos, faróis com duplo defletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, lanterna traseira fumê e grade dianteira na cor do carro, acelerador eletrônico E-Gás.


Gol Fun

Série tendo como diferencial pequenos detalhes (como máscara do farol pintada na cor do veículo). direção hidráulica aerofólio traseiro


Gol Highway

Motorização 1.0 de 16 válvulas e 77 cavalos, foi lançado com cor característica (Verde Highway) onde seus pigmentos fazem a variação desde verde musgo até o dourado, de acordo com a incidência de luz.


GOL City e City Totalflex

Lançado em 2004 com pequenos diferenciais básicos, compartilhava o mesmo painel e tabelier da versao GII (bolinha) porém na cor preta e motor moderno EA111 1.0 8v que equipa até hoje os gol GIV e FOX. Em 2005, chegou a versao city 1.0 8v total-flex com a mecânica igual a do modelo GIV.


Gol Rallye

Em 2005 foi lançado o Gol Rallye com suspensão elevada e alguns acessórios.