cronologia do golf
Cronologia
1994 - Inicio de importação do México na versão GTi de 3 portas com motor 2.0 de 114 cv (abril)
1995 - Inicio de importação do México na versão GLX de 5 portas com motor 2.0 de 114 cv e inicio de importação da Alemanha na versão GL com motor 1.8 de 90 cv e injeção monoponto. Para identificar a origem, verifique no console, o mexicano tem um porta-copos. O mexicano também tem o para-choques mais saliente e com luzes laterais no dianteiro
1995 - Inicio de importação da versão Cabriolet e da versão VR6 com motor 2.8 V6 de 174 cv
1996 - Versão GL passa a ser importada do México e o motor 1.8 recebe injeção multiponto e tem a potência elevada para 96 cv
1997 - Versão GLX passa a ter a opção de câmbio automático de 4 marchas e air-bag. Versão GTi é descontinuada
1998 - Inicio de importação da nova geração em três versões: 1.6, equipado com o motor SR com bloco de alumínio e coletor de admissão de geometria variável de 101 cv; 2.0, com 116 cv e GTi, com motor 1.8 20V Turbo de 150 cv, todos com cinco portas
1999 - Inicio de produção no Brasil nas mesmas versões e com distância do solo 20 mm mais elevada (julho)
2001 - A versão 1.6 tem o motor SR substituído pelo EA111 de mesma potência mas sem coletor variável ou bloco de alumínio. Com o novo motor chegou o acelerador eletrônico E-gas e o acionamento de válvulas com alavancas roletadas. Externamente os repetidores de pisca laterais receberam lente branca, que até então tinham lentes na cor âmbar
2002 - Versão GTi com motor 1.8 Turbo de 180 cv e opção câmbio automático de 5 marchas com sistema de engate Tiptronic (maio)
2002 - Série especial Trip 1.6 com bicicleta e bagageiro de teto
2002 - Série especial Generation 1.6 (setembro)
2002 - Série especial Black and Silver 1.6 e 2.0
2002 - GTi de duas portas chega ao fim após uma curta duração 2002 - Linha 2.0 fica mais simples, com a extinção do trio elétrico e ar condicionado da lista de itens de série. Câmbio tem a relação de marchas encurtada
2003 - Série especial VR6 importada com motor de 200 cv e câmbio manual de 6 marchas, 99 unidades, apenas com 3 portas (fevereiro)
2003 - Versão Sport 1.6 de 101 cv ou 2.0 de 116 cv. Série de 1099 unidades na cor amarela (junho)
2004 - Versão Sport 1.8 Turbo de 150 cv. Série de 450 unidades (agosto)
2004 - Relançamento da série especial Generation 1.6 (fevereiro)
2005 - Sistema de rastreamento via satélite gratuito para a Grande SP e Grande RJ (maio)
2006 - Motor 1.6 bicombustível com 101 cv com gasolina e 103 cv com álcool (março)
2007 - Série Flash com motor 1.6
2007 - Reestilização com novos faróis e lanternas, versão Sportline assume o lugar da Série Flash (abril)
2007 - Versão 2.0 com opção de novo câmbio automático de 6 marchas tiptronic (setembro)
2008 - Novo motor VHT 1.6 e série especial Tech (maio)
2008 - Motor 2.0 Flex com 116/120 cv e versão GT (junho)
2009 - Fim da versão GTi (fevereiro)
2009 - Sistema Coming/Leave Home, que mantém os faróis acesos por 30 segundos após o veículo ter sido desligado como opcional e ar-condicionado automático em todas as versões (junho)
2009 - Série especial Silver Edition com apenas 50 unidades com motor 2.0 flex (julho)
2009 - Série especial Black Edition com motor 2.0 flex (novembro)
2010 - Versão Sportline com motor 2.0 com câmbio automático de 6 marchas (abril)
2010 - Limited Edition baseado na versão Sportline 1.6 (novembro)
2011 - Linha 2012 com airbag e ABS de série em todas as versões, iluminação do painel na cor branca (abril)