cronologia do gol
Cronologia
1980 - Início de produção com motor 1.3 de 47 cv refrigerado a ar e câmbio de 4 marchas nas versões S e L (maio)
1981 - Motor 1.6 de 67 cv
1982 - Versão LS e série comemorativa Copa, referência à Copa da Espanha, 3000 unidades produzidas
1984 - Nova versão BX. A versão LS ganha nova frente e motor com refrigeração a água (MD 270) com 5 marchas. Surge a versão GT 1.8 de 99cv
1986 - O motor MD 270 é substituido pelo AP
1987 - BX refrigerado a ar sai de linha
1987 - Modificação estética, versões CL, GL e GTS
1988 - Novo painel e retrovisores modernos, semelhantes ao do Santana
1988 - GTi 2.0 de 125 cv com injeção eletrônica analógica
1989 - Série especial Star
1990 - Motor AE 1.6 produzido pela Ford
1991 - Modificação estética
1992 - Gol 1000 com motor de 50cv
1992 - Carburador eletrônico e catalisador
1994 - Direção hidráulica e Gol Copa, referência à Copa dos Estados Unidos, 6000 unidades produzidas
1994 - Segunda geração chamada de Bolinha com injeção eletrônica
1995 - Gol GTi de segunda geração e série Rolling Stones com 12.000 unidades produzidas
1996 - GTi com motor 2.0 16V de 141cv, série especial Atlanta e o esportivo TSi. Fim do Gol 1000 da primeira geração.
1997 - Injeção multiponto Mi e motor 1.0 16V de 69 cv
1998 - Carroceria de 4 portas e versão GLS 2.0
1999 - Geração 3 e versão Special com a carroceria da geração anterior (maio)
2000 - Motor 1.0 16V Turbo de 112cv
2001 - Fim do GTi 2.0 16V e lançamento das séries especiais Ouro e Fun com a moldura dos faróis duplos pintada na cor do veículo
2001 - Versão Trend - 8000 unidades. Com balancins roletados e acelerador eletrônico, que dispensa o uso de cabos, o motor 1.0 8V gera 65,3 cv (outubro)
2002 - Séries Power, Trend, Highway, Sport 1.0 16V e volta do motor AP 1.6
2003 - Mudanças estéticas, principal: pára-choques
2003 - Gol Special GIII com 4 portas (fevereiro)
2003 - Total Flex bi-combustível, álcool/gasolina
2003 - Gol Special GIII, motor 1.0 RSH 65cv, acelerador e imobilizador eletrônicos (junho)
2003 - Produzido o 4.000.000º Gol (10 de julho)
2003 - Fim do Gol 1.0 Turbo (setembro)
2004 - Gol Special GII com pára-choques na cor cinza
2004 - Versão 2005 com novo console da versão Power. A versão City ganhou frisos laterais e, como opcional, vidros e trava elétrica. Na versão Special foi incluída fechadura com chave na porta do passageiro e tampa do combustível também com chave. Garantia de três anos para motor e câmbio (agosto)
2004 - Versão Rallye com motor AP-1600 e suspensão elevada 27 milímetros.
2005 - Total Flex 1.8, 103 cv gasolina ou 106 álcool (fevereiro)
2005 - Gol City Total Flex 1.0, motor EA-111 do Fox, porém tem potência menor, uma vez que trabalha em posição longitudinal. 65 cv gasolina ou 68 cv álcool (março)
2005 - Geração 4 com modificações estéticas na frente, atrás e no painel (agosto)
2005 - Fim do Gol Special com a carroceria da segunda geração (agosto)
2005 - Motor 1.0 tem potência elevada de 65 para 68 cv/gasolina e de 68 para 71 cv/álcool devido a aumento da taxa de compressão, substituição do eixo-comando de válvulas, do catalisador e recalibragem da ECU (novembro)
2006 - Gol Copa, referência à Copa da Alemanha, com 16.000 unidades produzidas (fevereiro)
2006 - Gol Tech, série especial vendida na grande São Paulo (abril)
2007 - Mostrador digital do painel. O Gol Power com lanternas traseiras escurecidas. Opção por suspensão elevada em 27,5 mm em qualquer modelo. Fim da versão Rallye (maio)
2007 - Versão Rallye com motor 1.6 e suspensão elevada 27 milímetros com 3.000 unidades produzidas (setembro)
2008 - As versões City e Plus deixam de existir. O Gol 1.0 e traz cintos de segurança dianteiros com regulagem de de altura. O Gol Trend agora tem a opção Trend Sound e ganha rádio AM/FM com entradas SD-Card e USB de série, lanterna traseira escurecida, console central estendido e novo revestimento para os bancos (maio)
2008 - Geração 5 em três versões: básica 1.0 e 1.6, básica com pacote Trend que adicionava conta-giros, faróis com duplo refletor, chave do tipo canivete e melhorias no acabamento, para ambas as motorizações, e a Power 1.6 como versão de topo dotada de faróis e lanterna de neblina, direção assistida e rodas de 15 polegadas (junho)
2009 - Versão I-Motion com câmbio automatizado (novembro)
2010 - Gol G4 1.0 Ecomotion, equipado com diferencial alongado em 6,8%, pneus de baixa resistência ao rolamento e indicador digital de consumo no painel (abril)
2010 - Gol Seleção 1.0, referência à Copa da África, com 3.000 unidades produzidas (abril)
2010 - Versão Rallye com motor 1.6 VHT e suspensão elevada em 28 milímetros (setembro)
2011 - Série especial Vintage com 30 unidades produzidas (fevereiro)
2011 - Linha 2012 com iluminação do painel na cor vermelha nas versões mais simples e branca nas superiores, Gol G4 pode ter a suspensão elevada como opcional, pisca alerta de emergência como opcional (abril)